Whey Protein: Funciona? Vale a pena usar?

Hoje, nós vamos te explicar se vale ou não a pena usar Whey Protein, se este suplemento funciona ou não e como você pode usá-lo no seu dia a dia.

Por isso, se você já viu o nosso artigo sobre os melhores Whey Protein e está querendo entender mais sobre como funciona o whey e se vale a pena usá-lo, esse é o guia perfeito.

Antes da gente começar, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos, Nerds.

Tanto aqueles amigos que praticam CrossFit, quanto os que fazem musculação, vão curtir este conteúdo.

Agora, vamos lá!

Sumário

Copo de shake de proteína com colheres e potes de whey protein em pó ao redor, ideal para alimentação pós-treino e ganho de massa muscular.

O Whey Protein é um bom suplemento?


A primeira coisa importante de entender é se o Whey Protein é um bom suplemento e como ele “funciona”. Na prática, isso é o mais importante de ter em mente, caso você nunca tenha tomado esse suplemento.

Nerds, para quem ainda não conhece, o Whey Protein é um dos suplementos mais populares, principalmente entre nós, praticantes de musculação e atletas, por ser um suplemento que ajuda bastante na dieta. O Whey geralmente é usado quando você está precisando bater as suas metas de proteína e não conseguiria com refeições sólidas. Ou não conseguiria, ou ficaria muito difícil.

Nesse caso, por ser fácil e prático de tomar, o Whey te ajudaria a suprir essa necessidade de proteína, mas sem consumir tantas calorias.

Tirando a dúvida que muitas pessoas podem ter, sim, o Whey Protein é um suplemento com bastante respaldo por pesquisas científicas.

Ele é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a síntese muscular.

Existem diversos estudos falando sobre os benefícios do Whey e como ele pode ser um bom suplemento para aqueles que praticam atividades físicas. Nerds, saindo um pouco do campo científico, nós podemos ver que o Whey é um suplemento complementar, perfeito para quem treina.

Principalmente por ter vários sabores e combinar bem com várias receitas, ele é aquela saída da dieta que te ajuda a manter o foco.

Então, ao invés de ficar sempre comendo refeições sólidas, que nem sempre são as mais saborosas, você pode incluir um shake ou uma receita de whey na sua dieta, fazendo com que fique mais fácil bater as proteínas, fazendo uma refeição bastante saborosa.

Com isso, Nerds, muitos já sabe, mas é sempre bom lembrar que a proteína é um macronutriente que promove a saciedade e é fundamental para quem está no processo de ganho de massa muscular. Eu arrisco dizer que, na dieta, a proteína é um dos macros mais importantes – independente se você quer perder peso ou ganhar massa muscular.

Sendo assim, tomando Whey, você facilitará muito sua dieta, chegando mais perto de bater as proteínas.

É obrigatório tomar Whey Protein para crescer?


Sempre que começamos a falar sobre suplementos aqui no NerdFit, eu acabo recebendo algumas dúvidas principais, do tipo: “Hugo, mas é obrigatório tomar Whey Protein para crescer?”.

Nerds, isso é a maior bobagem!

Não, o Whey Protein não é obrigatório para o crescimento muscular.

Como te falei antes, você tem que olhar o Whey como uma forma de complementar a sua dieta e facilitar a sua vida. Imagine que você precisa bater uma quantidade X de proteínas por dia.

Você tem duas opções de fazer isso:

A primeira delas é consumindo proteína somente em refeições sólidas. Como exemplo, imagine que você vai precisar fazer 6 refeições, sendo todas elas de arroz e frango.

É óbvio que, com o tempo, você vai acabar enjoando. Nesses casos, complementar a dieta com suplementos é uma forma excelente, em específico com o Whey.

Existem alguns outros suplementos que também têm proteínas, mas o Whey é um dos que menos tem calorias, que faz com que a sua dieta fique bem mais enxuta.

Obviamente, você também consegue consumir proteína através de outros alimentos, como carnes, ovos e tantos outros.

No entanto, falando sobre sabor, Whey Protein acaba se destacando pois têm vários sabores.

Você consegue fazer refeições com whey de chocolate, baunilha, doce de leite e vários outros. Na nossa lista de melhores Whey Protein, que já está disponível aqui no NerdFit, falamos sobre dez diferentes whey e os seus sabores.

Então, você consegue achar todos os sabores possíveis de proteínas.

O que eu mais quero que você entenda é que, pensando em uma forma conveniente e eficiente de aumentar a ingestão de proteínas, o whey acaba sendo muito prático.

Seja para levá-lo pro trabalho, para academia ou qualquer outro lugar, você consegue fazer um shake e já deixar pronto. É uma das opções de refeições mais práticas.

Vale a pena usar Whey na dieta?

Sim, vale muito a pena você incluir o Whey Protein na sua dieta.

Como já falei antes, mas é sempre bom ressaltar, o Whey Protein não é só útil para quem está querendo ganhar músculos.

Esse é um mito que muita gente ainda acredita, mas não é verdade.

Se pudéssemos dividir o consumo do Whey para dois grupos, eu dividiria assim:

Começando, para quem está em um superávit calórico, ou seja, consumindo mais calorias do que gasta, o Whey Protein pode ajudar a garantir que a quantidade adequada de proteínas seja atingida para promover o seu crescimento muscular, além de contribuir para que voccê consiga consumir mais calorias.

Muitas vezes, as pessoas que estão em uma dieta de superávit acabam tomando o Whey em formato de shake, junto com outros alimentos, para deixar o mais calórica possível.

Apenas como exemplo, você pode fazer um shake com Whey, leite, pasta de amendoín, bananas, morangos e outras frutas. É uma forma fácil, prática e que acrescentará uma boa quantidade de proteínas na sua dieta, como também ajudará a bater as calorias necessárias.

Por outro lado, em uma dieta de déficit calórico, onde o objetivo é perder peso, o Whey Protein é fantástico e ajuda muito a preservar a massa muscular enquanto reduz a ingestão total de calorias.

Nesse caso, você não precisa evitar o Whey enquanto estiver fazendo dieta para perder peso. Ao contrário, eu recomendo que você inclua o Whey na sua dieta, para deixá-la ainda mais proteica. Nerds, a proteína é essencial para manter a massa magra, por isso, você não deverá evitá-la enquanto estiver fazendo dieta para secar.

Além disso, o Whey pode ajudar a manter a saciedade, facilitando o controle da ingestão calórica. Portanto, o único cuidado que eu sugiro é para que você fique atento na hora de montar a dieta, para não exagerar nas calorias.

Saindo disso, está perfeito, você pode incluí-lo perfeitamente nas suas refeições.

Quais são as melhores receitas com Whey?

Agora, uma questão que não podemos deixar de falar é que, agora que você já sabe algumas das vantagens de usar o Whey Protein, é bacana citarmos algumas das melhores receitas que você pode fazer com Whey.

Sim, Nerds,  para quem não sabia, o Whey Protein não precisa ser limitado a shakes. 

Na verdade, existem várias receitas que você, Nerd, pode fazer para conseguir ter dieta bem vasta. O melhor de tudo é que, fazendo essas receitas, você vai conseguir incluir mais proteína na sua dieta, mas sem abrir mão de ter uma dieta gostosa. 

Agora, vamos ver três opções de receitas com Whey Protein que servem perfeitamente para quem está de dieta, mas quer ter uma boa quantidade de proteína.

Panquecas de Chocolate

A primeira receita que vamos falar é a receita de panqueca de chocolate.

Nerds, uma das receitas mais gostosas que você pode fazer é essa panqueca proteica. Além de poder fazer as panquecas de chocolate, que são muito saborosas, você pode fazer com vários outros sabores. O sabor da panqueca vai depender muito do Whey que você está tomando.

Então, diferente do que muitas pessoas acham, as panquecas de chocolate são muito fáceis de fazer.

Para fazê-la, você só deve misturar o Whey Protein com claras de ovos, aveia e um pouco de fermento.

Depois, a panqueca vai ao fogo e pronto. A sua panqueca proteica estará pronta. 

Com essa panqueca, você consegue colocar também mel e outras coberturas, mas isso deixará ela um pouco mais calórica que a média.

Existem também várias formas de você fazer a panqueca com sabores. Para isso, o ideal é que você comece mudando o sabor do seu whey.

Se eu puder deixar algumas sugestões, recomendo que você prove as panquecas de baunilha e de morango. São sabores que combinam muito bem e que com certeza farão ótimas panquecas. 

Agora que você já aprendeu a fazer as panquecas proteicas, Nerds, com certeza a sua dieta vai ficar muito mais prática. Seja para comer logo cedo ou depois do treino, essa panqueca é um lanche perfeito.

Ah, inclusive, se você tem dificuldade para comer no café da manhã e não faz ideia de quais alimentos colocar na sua primeira refeição, eu recomendo muito essa panqueca. É só importante ver certinho o quanto de proteína ela tem. Isso você consegue dosar de acordo com a quantidade de scoops que colocar.

Mousse de Whey de Morango

Eu sempre falo aqui e parece clichê, mas o mousse de whey, especialmente o de morango, é um dos melhores mousses que você pode fazer com Whey Protein.

No nosso conteúdo sobre melhores Whey Protein, eu falei bastante deste tipo de mousse, mas é que ele serve super bem como um doce rápido – para matar a sua vontade de fugir da dieta.

Especialmente para quem faz dieta de déficit calórico há um bom tempo, é comum ficar com uma vontade grande por doces. Nós podemos suprir essa vontade de várias formas, seja com barrinhas de proteína, shakes ou, nesse caso, com um bom mousse de morango.

Sobre os ingredientes, geralmente esse mousse pode ser feito usando iogurte da sua preferência, whey e, caso queira deixar um pouco mais cremoso, gelatina. 

Uma clássica receita que já ensinamos no nosso artigo sobre melhores whey protein é o tal mousse de Whey.

Dessa forma, para uma sobremesa rápida e saudável. Se você não costuma cozinhar muito, Nerd, não tem problema, essa é uma receita muito prática.

Com os ingredientes, basta você misturar o Whey Protein com o iogurte e a gelatina. 

Desse modo, o que você precisará fazer é ir batendo toda a mistura até ela ficar totalmente homogênea. Assim, quando a mistura ficar toda homogênea, você já pode colocar na geladeira até que o mousse fique gelado. 

O mousse de Whey dá um pouco mais trabalho e não é tão simples de fazer, comparado à panqueca, por exemplo, mas é uma ótima forma de você fazer mudanças na sua dieta.

Assim como na panqueca, você consegue ir mudando o sabor do whey e ir alternando o sabor do mousse.

Depois de 1-2 horas na geladeira, ele já estará na textura perfeita para você comer. O melhor deste mousse é que você pode fazê-lo para comer como sobremesa, por exemplo. É uma mistura perfeita.

Cookies de Whey Protein

Como última receita que falaremos hoje, Nerds, temos os cookies de Whey Protein.

Essa é, de longe, uma das melhores receitas que já falamos aqui no NerdFit.

Especialmente se você nunca provou, os cookies feitos com Whey são incríveis para você servir como sobremesa ou lanche da tarde, especialmente por não serem tão calóricos e terem uma quantidade alta de proteína. 

Para preparar esses cookies de Whey Protein, você vai precisar de alguns ingredientes simples. Comece separando 2 scoops de Whey Protein, podendo ser nos sabores baunilha ou chocolate, e 1 xícara de aveia em flocos. Adicione 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim para dar uma textura cremosa à massa, além de um ovo que ajudará a unir todos os ingredientes. Para adoçar, use 1/4 de xícara de mel ou um adoçante de sua preferência. Para finalizar, adicione 1 colher de chá de fermento em pó e, se quiser dar um toque extra de sabor, acrescente pedaços de chocolate amargo ou outro complemento que você goste, como castanhas ou frutas secas.

Com todos os ingredientes prontos, pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga para evitar que os cookies grudem. Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes até que a massa fique bem homogênea. A manteiga de amendoim ajudará a dar uma consistência mais firme à massa, tornando-a perfeita para modelar os cookies.

Usando uma colher, faça pequenas bolinhas com a massa e coloque-as na assadeira. Em seguida, pressione levemente cada bolinha para formar o tradicional formato de cookies. Leve ao forno por aproximadamente 10 a 12 minutos, ou até que as bordas fiquem douradas. Lembre-se de deixá-los esfriar um pouco antes de servir, para que atinjam a textura ideal.

Perguntas Relacionadas

Como misturar Whey Protein com água?


Misturar Whey Protein com água é uma das maneiras menos calóricas de consumir essa proteína após o treino ou em qualquer momento do dia.

Para fazer isso corretamente, comece escolhendo um shaker ou copo com tampa, pois eles facilitam a mistura, evitando que fiquem grumos.

Coloque a quantidade de água desejada no copo. A proporção ideal varia conforme a preferência pessoal; se você gosta de um shake mais leve e diluído, use cerca de 300 ml de água. Para um sabor mais concentrado e cremoso, 200 ml é suficiente.

Após adicionar a água, Nerds, acrescente uma dose de Whey Protein, que geralmente equivale a um scoop (aproximadamente 30 gramas).

Assim, coloque o Whey na água, não o contrário. Isso evita que a proteína grude no fundo do recipiente. Tampe o shaker e agite vigorosamente por 15 a 30 segundos. Se você não tiver um shaker com mola ou peneira, que ajudam a dissolver o pó, pode usar um garfo ou colher para misturar em um copo, mas o resultado pode não ser tão homogêneo.

Whey Protein com leite é muito calórico?

Continuando, Nerds, misturar Whey Protein com leite pode tornar o shake mais calórico do que se fosse preparado com água, mas isso não significa que seja uma opção ruim. O valor calórico do Whey Protein por si só varia, mas geralmente gira em torno de 100 a 130 calorias por dose.

Quando adicionamos leite, especialmente leite integral, estamos acrescentando cerca de 120 a 150 calorias por 200 ml, dependendo da marca e da quantidade de gordura do leite.

Se preferir pelo leite desnatado, essa quantidade pode ser reduzida para algo em torno de 70 a 90 calorias.

Portanto, um shake de Whey com leite integral pode ter entre 220 e 280 calorias, enquanto com leite desnatado esse valor fica entre 170 e 220 calorias. Esses números podem parecer elevados, mas é importante lembrar que o leite adiciona não apenas calorias, mas também nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, especialmente cálcio, que são benéficos para a saúde e a recuperação muscular.

Para quem busca ganhar massa muscular ou precisa de um lanche mais substancial, o Whey com leite pode ser uma excelente opção, fornecendo mais energia e saciedade. No entanto, se o objetivo é emagrecer ou controlar a ingestão calórica, pode ser mais vantajoso preparar o Whey com água.

    Sobre o autor

Hugo Casarin é um renomado coach de CrossFit com 12 anos de experiência. Especialista em Personal Training e Performance Nutrition, Hugo se destaca no desenvolvimento de negócios no Trinity College, onde cria cursos de Fitness e ministra treinos dentro de empresas de tecnologia. Além disso, atua como Personal Trainer de executivos, com uma expertise reconhecida internacionalmente. Já trabalhou com celebridades e é uma referência no mundo do fitness.

Rolar para cima