Fala, Nerds! Tudo bom? Hugo aqui!
Hoje, eu vou te mostrar qual tipo de exercício físico emagrece mais e como você pode escolhê-lo. Então, se você está em dúvida se deve fazer CrossFit ou se deverá optar pela academia, saiba que este nosso conteúdo vai te ajudar bastante.
Então, antes da gente começar, não deixa de compartilhar este super guia nas suas rede sociais e com os seus amigos que querem saber mais qual é a melhor modalidade para quem quer emagrecer.
Agora, vamos lá!
Sumário
O CrossFit ajuda a emagrecer?
Nerds, primeiro de tudo, pelo CrossFit ser a modalidade que eu tenho mais afinidade, vamos começar por ela.
Eu vejo que tem muitos iniciantes que me perguntam: “Mas, Hugo, o CrossFit ajuda a emagrecer?”.
Nerd, se você ainda não conhece bem, o CrossFit é uma modalidade que tem duas grandes características: alta intensidade e exercícios diversos.
Diferente da academia, que é onde a maioria das pessoas estão acostumadas, o CrossFit é uma modalidade muito dinâmica.
Devido a essa natureza intensa e que está sempre mudando, posso te dizer com tranquilidade que sim, o CrossFit ajuda a emagreceer.
Para quem quer emagrecer, com certeza o CrossFit é uma das modalidades que mais pode ajudar.
Primeiramente, o Cross aumenta o gasto calórico. Durante um treino, você vai realizar diversos tipos de exercícios, em variadas intensidades e que vão trabalhar variados grupos musculares – na prática, Nerd, isso tudo vai te gerar um gasto calórico alto que acaba contribuindo para a perda de peso.
Outro ponto positivo do CrossFit para quem deseja emagrecer é a construção muscular. Ao desenvolver mais massa muscular, o corpo passa a queimar mais calorias mesmo em repouso, aumentando assim o metabolismo basal.
Na prática, quando aplicamos o CrossFit e também seguimos uma boa dieta, conseguimos perder peso. Então, Nerd, pode ficar tranquilo que o Cross é uma ótima modalidade para quem quer ficar no shape 🙂
Diferenças do CrossFit para a Musculação
Conhecendo mais o CrossFit, é importante falarmos das diferenças dessa modalidade para a musculação, por exemplo.
De forma bem simples, logo de cara podemos ver que o CrossFit e a musculação são duas modalidades de treinamento bem diferentes e que geralmente atendem a públicos diferentes.
Como já te falei bastante aqui no Blog do NerdFit, o CrossFit é resumido em levantamento de peso, exercícios de ginástica e a parte aeróbica, Nerd.
Com os treinos de Cross, você conseguirá melhorar como um todo – tanto no quesito força e mobilidade, quanto explosão e equilíbrio, por exemplo.
No CrossFit, as sessões de treino são chamadas de WODs (Workout of the Day), variando todos os dias. Então, para quem não gosta de repetir exercícios ou seguir a mesma rotina, acaba sendo uma modalidade fantástica.
Por outro lado, a musculação é uma forma de treinamento de resistência focada principalmente no aumento da massa muscular e força. Os exercícios são geralmente isolados, que acabam visando grupos musculares específicos.
Então, Nerds, entenda que a musculação é bem mais para quem busca por uma atividade mais individual e controlada, com séries e repetições definidas. Tudo sem muitas variações.
Para quem gosta de seguir uma rotina fixa, sem variar muito, a tendência é que a musculação atenda melhor. O mesmo acontece para quem gosta de treinar sozinho.
Já no caso das pessoas que querem treinar em grupo, é indiscutível que o CrossFit é a melhor opção possível.
Uma outra grande diferença é que na musculação, o tempo de descanso entre as séries é mais prolongado, permitindo a recuperação muscular para o próximo esforço. Já no CrossFit, o descanso é frequentemente mais curto, Nerds, o que acaba mantendo a frequência cardíaca bem mais elevada.
Afinal, é melhor fazer o CrossFit ou a Musculação?
Então, entendendo esses dois pontos, podemos chegar a uma grande questão: visando perder peso, vale mais a pena fazer a musculação ou o CrossFit?
Nerds, no fundo, posso te dizer que os dois são ótimas opções e que você não deveria escolhê-los pensando somente em perder peso.
Falo isso porque escolher uma modalidade é algo que vai depender muito dos seus objetivos pessoais, preferências e até mesmo das suas condições de saúde.
O CrossFit é uma modalidade que privilegia a variedade e a intensidade e que costuma cativar as pessoas que gostam de uma coisa dinâmica. Isso porque o Cross nunca se torna monótono devido à constante mudança nos WODs, Nerds.
Por outro lado, a musculação é mais focada na hipertrofia, ou seja, no aumento do tamanho dos músculos, e no ganho de força. É uma ótima opção para aqueles que desejam aprimorar a estética corporal de uma forma mais específica, Nerd – sem exercícios que trabalham vários músculos, como acontece no Cross.
Ambas as modalidades podem ser adaptadas para perda de peso, tenha isso em mente. Não fique com a crença de que uma modalidade específica fará milagres e você perderá peso, Nerd.
O grande ponto é que, juntando o exercício com a dieta, você vai conseguir perder peso e melhorar o seu físico. É realmente um processo gradual.
Bom, por hoje, nós vamos ficando por aqui.
Esperamos que este nosso conteúdo aqui do Blog do NerdFit tenha te ajudado a entender melhor sobre as diferenças entre o CrossFit e a Musculação.
Antes de sair, veja também outros dos nossos conteúdos aqui do Blog.
Até a próxima!
Sobre o autor
Hugo Casarin é um renomado coach de CrossFit com 12 anos de experiência. Especialista em Personal Training e Performance Nutrition, Hugo se destaca no desenvolvimento de negócios no Trinity College, onde cria cursos de Fitness e ministra treinos dentro de empresas de tecnologia. Além disso, atua como Personal Trainer de executivos, com uma expertise reconhecida internacionalmente. Já trabalhou com celebridades e é uma referência no mundo do fitness.